segunda-feira, 20 de maio de 2013

Fotografia / Pensar e Clicar

 Para fotografar é necessário pensar!


Uma dica importante para obter uma boa fotografia é imaginá-la, é pensar antes de clicar.

Verificar atentamente o ambiente, se há excesso ou ausência de luz, se há condições de mover-se ou alterar a câmera. 
Saber se o que vai ser fotografado se move e para onde, ou fica estático.
Isso pode parecer besteira mas atentar-se a esses quesitos pode tornar-se um diferencial na hora de fotografar.
Talvez você consiga diminuir o números de cliques e aumentar a qualidade das imagens captadas.
Inconscientemente você pode sofrer da síndrome do dedo nervoso, clicando demasiadamente e obtendo resultado final fora da margem do esperado. 
Uma dica já fora mencionada acima, tente antecipar as imagens, veja as possibilidades, compreenda os movimentos e vá de encontro a eles, não contrario.
Se você analisa antes o ambiente, consegue ajustar as configurações de sua câmera mais tranquilamente, não sendo pego de surpresa no momento exato do clique.
A não ser que utilize a máquina no modo automático, aí não precisa se preocupar com isso! 
Este 'planejamento estratégico' lhe proporcionará uma certa seguridade, podendo assim, efetuar suas fotos de uma forma mais tranquila, estando focado 100% na cena que irá captar.  Se deseja fotos criativas em ângulos diferentes, você terá que treinar esse olhar.  Precisará acima de tudo, "Olhar o que todo mundo olha e ver diferente do que todo mundo vê!".
Continuemos praticando e fotografando, registrando momentos, aprendendo e acima de tudo curtindo cada momento em busca da imagem perfeita...


Boas imagens à todos!!!...

Ajude a melhorar o blog, dê sugestões, façam perguntas e/ou comentários.
  

  



















segunda-feira, 13 de maio de 2013

Fotografia / Perspectiva


Talvez um dos mais poderosos elementos de composição na fotografia sejam as linhas; especialmente linhas de fuga, que criam perspectivas.
Para conseguir bons resultados você vai precisar descobrir detalhes interessantes nas paisagens, observar cuidadosamente como os elementos estão arranjados, assim irá verificar com mais precisão linhas, padrões, curvas, texturas e cores e tentar obter resultados desejados. Deve-se pensar no plano da imagem como uma foto em papel. O mestre Henri Cartier Bresson disse: "Afortunado realmente é o homem conhece precisamente e a si mesmo, e tem uma noção correta entre o que ele pode conseguir e o que ele pode usar."
Abordarei de um forma bem simples as linhas inclinadas em relação ao plano da imagem.


As linhas inclinadas em relação ao plano são chamadas de linhas de fuga. No desenho de perspectiva, são linhas que reproduzem o efeito de profundidade convergindo para um ponto distante dentro da imagem, chamado de ponto de fuga. As linhas de fuga dão a sensação de tridimensionalidade e são elementos muito fortes na imagem.  Elas podem ser reais, como as linhas da estrada e dos prédios, ou imaginárias(projeção), como as linhas da base e da copa das árvores.
(PF)- Ponto de fuga - é o ponto imaginário de intersecção das linhas de fuga com a linha do horizonte(LH), para onde todas as linhas paralelas convergem, quando vistas em perspectiva.


O ponto de fuga marca a direção para onde os objetos se aprofundam e, por conseguinte, o ponto de vista do fotógrafo.


Abaixo algumas fotos com elementos de perspectiva:











Perspectiva Forçada


Perspectiva forçada é uma técnica que emprega ilusão de ótica para fazer um objeto parecer mais longe, mais perto, maior ou menor do que realmente é. Podemos manipular a percepção visual humana através do uso de objetos em escala e a correlação entre eles e do ponto de vista do espectador ou a câmera.
Escolha o melhor ângulo e desafie o olhar

O importante para fazer fotografias com a perspectiva forçada é ter bastante criatividade para pensar no que pode ser feito, além de ter um grupo de amigos para ajudar. Não tenha medo de tentar, mesmo que no começo pareça que é algo muito difícil. Fazer esse tipo de foto pode parecer difícil, porém não é necessariamente. Você precisa apenas começar a exercitar a sua visão para que seja mais fácil perceber uma boa oportunidade de imagem.
Abaixo um exemplo simples de perspectiva forçada.

Ajude a melhorar o blog, dê sugestões, façam críticas e/ou comentários.




Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Fotografia / Cotidiano


Casas à beira da rodovia que liga
os estados de Alagoas e Pernambuco.
De certo que, ao visualizarmos determinadas paisagens, certas cenas nos remetem aos mais variados sentimentos, as junções de formas geométricas, criam as figuras, objetos, coisas e paisagens.
Ao observar paisagens cria-se sentimentos, ao fotografar, consegue-se registrar a imagem, porém o sentimento de quem vê a imagem fotografada  pode mudar.
Todavia, acredito haver uma lacuna entre o criador e o expectador. Mesmo que seja  possível conduzir o expectador através de textos explicando a foto, a imagem aos olhos do expectador gera um sentimento único, individual.O fotografo Ansel Adams disse: " Não fazemos uma foto apenas com uma câmera. Ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos,as pessoas que amamos." Da mesma forma o expectador, ele vê, interpreta e sentimentaliza trazendo sua bagagem sócio-cultural, ou seja, ele sente exatamente o que ele vive, o que ele é.
Futebol de Várzea, Piracaia/SP, 2013.
Consigo talvez remeter o expectador a determinado sentimento, mas ele sente seguindo o que vive, o que é. Dor é dor.
Menina chora ao ser retirada
com sua família do local onde
mora, Desocupação de área
em São Paulo, 2012.
Mas a minha dor é diferente da sua. A dor da criança da foto é só dela. A dor do expectador é só sua.
E dentro dessa enciclopédia, você observa a imagem e busca em seus registros os significados possíveis dentro de sua esfera sócio-cultural, uma compreensão que satisfaça a temática abordada na imagem, no caso ao lado, dor.



Esse exercício é bem gratificante, analisar a imagem e buscar significados possíveis seguindo o que você compreende dos temas verificados.




Ajude-me a melhorar o blog, dê sua sugestão! Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish