quarta-feira, 8 de maio de 2013

Fotografia / Cotidiano


Casas à beira da rodovia que liga
os estados de Alagoas e Pernambuco.
De certo que, ao visualizarmos determinadas paisagens, certas cenas nos remetem aos mais variados sentimentos, as junções de formas geométricas, criam as figuras, objetos, coisas e paisagens.
Ao observar paisagens cria-se sentimentos, ao fotografar, consegue-se registrar a imagem, porém o sentimento de quem vê a imagem fotografada  pode mudar.
Todavia, acredito haver uma lacuna entre o criador e o expectador. Mesmo que seja  possível conduzir o expectador através de textos explicando a foto, a imagem aos olhos do expectador gera um sentimento único, individual.O fotografo Ansel Adams disse: " Não fazemos uma foto apenas com uma câmera. Ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos,as pessoas que amamos." Da mesma forma o expectador, ele vê, interpreta e sentimentaliza trazendo sua bagagem sócio-cultural, ou seja, ele sente exatamente o que ele vive, o que ele é.
Futebol de Várzea, Piracaia/SP, 2013.
Consigo talvez remeter o expectador a determinado sentimento, mas ele sente seguindo o que vive, o que é. Dor é dor.
Menina chora ao ser retirada
com sua família do local onde
mora, Desocupação de área
em São Paulo, 2012.
Mas a minha dor é diferente da sua. A dor da criança da foto é só dela. A dor do expectador é só sua.
E dentro dessa enciclopédia, você observa a imagem e busca em seus registros os significados possíveis dentro de sua esfera sócio-cultural, uma compreensão que satisfaça a temática abordada na imagem, no caso ao lado, dor.



Esse exercício é bem gratificante, analisar a imagem e buscar significados possíveis seguindo o que você compreende dos temas verificados.




Ajude-me a melhorar o blog, dê sua sugestão! Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

Nenhum comentário:

Postar um comentário